Pular para o conteúdo principal

Epilepsia sem preconceito!

A epilepsia é um distúrbio do cérebro que se expressa por crises repetidas. Não se trata de uma doença mental, embora as crises possam ser desencadeadas por estresse e ansiedade. Além do medo natural relativo às consultas médicas, exames, uso de medicamentos, os portadores da epilepsia têm preocupações a respeito do futuro e necessidade de provar que são iguais às outras pessoas.
O portador de epilepsia e também seus familiares necessitam de boa compreensão sobre o diagnóstico para aceitar e aprender a lidar com a realidade, fatores essenciais ao sucesso do tratamento. Existem vários tipos de crises epilépticas, sendo mais comum as crises convulsivas (motoras) e crises de ausência ("desligamento"). O tratamento, embora prolongado, tem resultados excelentes em 70 a 80% dos casos. O tratamento da epilepsia é preventivo e, portanto, “deve ser rigoroso”; sem erros ou falhas no uso dos medicamentos. A maioria dos casos de epilepsia inicia-se na infância ou na adolescência e a cura é mais fácil quanto mais precoces forem o diagnóstico e o tratamento. Ao contrário do que se imagina, as epilepsias são muito frequentes. Dentre cada cem pessoas, uma a duas são epilépticas, segundo dados da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE). Nos Estados Unidos, aproximadamente dois milhões de pessoas têm epilepsia e todo ano são diagnosticados pelo menos cem mil casos novos.

Diagnóstico
É feito pela história clínica, por exames de imagem (Tomografia e Ressonância) e por exames funcionais (Eletroencefalograma e Monitoramento Contínuo da Atividade Elétrica Cerebral (Holter Cerebral).

O tratamento
É feito por medicamentos que visam bloquear as descargas elétricas cerebrais anormais, as quais produzem as crises epiléticas.
Como as crises são ocasionais e imprevisíveis, não adianta tomar medicamentos só por ocasião das crises ou sem acompanhamento médico regular e contínuo. O tratamento costuma ser longo e é necessária muita força de vontade do paciente, para o controle das crises. A consulta médica periódica permite que a quantidade de medicamentos seja ajustada à necessidade individual, além de possibilitar a identificação de fatores que possam estar contribuindo para o aumento das crises (fatores desencadeantes) e também para a verificação dos efeitos colaterais que às vezes aparecem com o uso dos medicamentos.
=> Consulte seu médico periodicamente.
=> Tome os remédios nos horários e quantidades prescritas.
=> Não dobre a dose no horário seguinte caso tenha esquecido de tomá-la no horário anterior.
=> Cuidado com o uso de bebidas alcoólicas pois o álcool pode facilitar a ocorrência de crises.
=> Procure dormir suficiente e fazer suas refeições em horários regulares.
=> Verifique se existe algum fator que facilite a ocorrência de suas crises. Anote tudo e converse com seu médico.

Causa
Pode estar relacionada com lesão no cerebral, decorrente de traumatismo na cabeça, infecção (meningite, por exemplo), neurocisticercose ("ovos de solitária" no cérebro), abuso de bebidas alcoólicas, de drogas, etc. Às vezes, algo que ocorreu antes ou durante o parto. As causas que deram origem à epilepsia muitas vezes não são identificas encontrando-se em alguns casos “cicatrizes” cerebrais de causa ignorada.

As Crises
As crises epiléticas podem ser desencadeadas por febre, suspensão abrupta da medicação antiepilética, fadiga física, ingestão de álcool, privação de sono, hiperventilada (respiração forçada), emoções (relacionadas à preocupação, alegria, irritação, tristeza e outras). Elas podem manifestar se de diferentes maneiras. Veja as mais conhecidas:

Convulsiva
- forma mais conhecida e identificada como "ataque epiléptico". A pessoa pode cair ao chão, apresentar contrações musculares em todo o corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar.
Ausência
- conhecida como "desligamento", tem como características o olhar fixo, a perda de contato com o meio por alguns segundos.

Como se comportar
É comum o expectador de uma crise epiléptica entrar em pânico, colocando, assim, o paciente em maior grau de risco. “O melhor é nada fazer e manter a calma”. Não tente parar a crise e cuide apenas para que a pessoa não se machuque, mantendo-a longe de qualquer objeto que possa feri-la ou colocando qualquer coisa macia sob a cabeça. Não coloque nada na boca. Deite-a de lado para que possa respirar bem. Espere que a crise termine espontaneamente e depois a deixe repousar ou dormir. Fique com a pessoa até que ela se recupere.

Observe alguns cuidados:
O epiléptico não deve cozinhar, pois os acidentes pessoais mais comuns e mais graves são os que envolvem fogo e fogão. Se for imprescindível, deve-se utilizar sempre a boca de trás do fogão, evitar frituras e água fervendo.
Evitar natação em rio, represa e mar. Em caso de crise, o socorro é muito dificultado. Em piscinas, só com supervisão.
Dirigir: há legislação específica para os epilépticos dirigir em veículos. É possível dirigir desde que a epilepsia esteja controlada e o paciente fora de crise há pelo menos dois anos.

O preconceito ainda é grande. Ignorância, superstições e mal entendidos inspiram medo infundado naqueles que assistem a uma crise. A melhor forma de esclarecer tudo sobre a doença é conversando com o médico. A Organização Mundial da Saúde (OMS), a Liga Internacional contra a Epilepsia (ILAE) e o Bureau Internacional das Epilepsias (IBE) têm trabalhado numa campanha global (Epilepsia fora das sombras), que também objetiva ajudar os portadores de epilepsia entender melhor sua condição, a analisar as razões do preconceito e, se não for possível eliminá-lo, pelo menos melhorar a qualidade de vida e o ajustamento psicossocial. 


www.neurologia.srv.br 💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜


Compartilhe essa informação para que outras pessoas saibam como agir, mediante a uma situação, que exponha alguém com crise epilética.


➡Não esqueça de seguir o blog, para receber as notificações por e-mail.
➡Curta e deixe sua opinião, é muito importante pra saber o que você acha😉

🔅Me siga nas outras redes sociais e fique por dentro do meu dia a dia :
Instagram Heeey Pretinha

Fanpage Heeey Pretinha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus 08:18 - 22

" Jesus põe à prova os que querem segui-lo " 18. Vendo Jesus muita gente ao seu redor, ordenou que passassem para outra margem. 19. Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. 20. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mais o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. 21. E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 22. Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Pensamento pessoal💭 Nos dias de hoje temos inúmeras situações que em um piscar de olhos aparecem para querer desviar a nossa atenção, sendo elas em casa, no trabalho, até mesmo com o nosso psicológico; sim, por que permitimos e imaginamos coisas, que nem sempre acontecem, e isso acaba nos deixando despesos da presença de Deus e do que fomos chamados. Jesus no passado designou, e ensinou homens que os chamou de

Dias de luta? Dias de ansiedade!

Olá, tudo bem? Eu espero sinceramente que SIM!                                         O blog esta voltando cheio de idéias (ainda no papel) e não poderíamos começar sem mencionar o quase motivo do sumiço, quase por que outras coisas aconteceram nesse intermédio de tempo. ➝ ANSIEDADE  ou  CRISE DE ANSIEDADE  Só quem passa ou passou por uma crise, sabe exatamente o que eu vou retratar nesse post (Experiência própria, qualquer semelhança que você tenha sentido com o seu dia a dia, procure um médico, e faça um teste- buscar ajuda é sempre o recomendável). Imagine só, você rodeado de pessoas que gosta, e que gostam de você, em um ambiente (passeio, casa, qualquer lugar que mude a sua rotina), é para ser um momento feliz, agradável, cheio de sentimentos bons e afeto. Quando de repente o seu peito começa a "fechar", seus batimentos sem motivo algum começam a acelerar seu pulso mais forte, nessa altura a respiração já esta ofegante, muitas vezes o formigamento

Cris Saliba

🙋Eu vos apresento essa querida blogueira que tive o prazer de conhecer por redes sociais mas, me tornei fã e com certeza quero que você conheça também. Cris Saliba que reside em MG e esta por dentro das tendências que a moda nos proporciona, tem um blog incrível, que conta sobre o dia a dia, seus looks e dicas. 👉Acredite : as dicas funcionam, eu mesma já testei e arrasei com o look. Todos os dias Cris tem inúmeras novidades, e eu te convido a conhecer também! Vai la no blog dela e confere tudiiiiinho, cada foto é uma mais linda que a outra. 😍 Selecionei algumas fotos, dá uma olhada: Realmente é linda! Você encontra mais detalhes sobre esses trabalhos nos links abaixo: instagram Cris Saliba http://www.crissaliba.com/blog Instagram Donatus Joias                             Não esqueça de seguir, curtir e compartilhar Beijos e até a próxima 👄💗